Apoio ao Desenvolvimento Territorial Solidário (ADTS)

O Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Territorial Solidário é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O principal objetivo é apoiar a ocupação comunitária solidária de populações em situação de extrema pobreza, buscando o aproveitamento das capacidades pessoais e familiares produtivas, por meio de ações integradas de Economia Solidária.  Com isso, será possível aumentar as oportunidades de geração de trabalho e renda, favorecendo o desenvolvimento local dos territórios beneficiados.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Robinson de Castro, o público - alvo deste projeto são as famílias do Programa Bolsa Família; os usuários dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial); empreendimentos de Economia Solidária (EES); e famílias com egressos no sistema prisional.

O Projeto deverá organizar 150 empreendimentos de EES em Fortaleza; capacitar 1500 pessoas; inaugurar uma Casa de Economia Solidária; realizar 138 Cursos de formação/profissionalização; apoiar a realização de 48 feiras itinerantes; implantar três pontos fixos de comercialização solidária; apoiar a concessão de microfinanças; e publicar a experiência do Projeto por meio da edição de uma Cartilha.