Meu Bairro Empreendedor

O que é o Projeto?

A Prefeitura de Fortaleza está implantando o Projeto Meu Bairro Empreendedor, com vistas a fomentar ações para o desenvolvimento local, integrado e sustentável dos bairros de Fortaleza, elevando o capital humano, social e empresarial, com foco em dinâmicas as vantagens competitivas e comparativas do território.

Este Projeto foi desenvolvido de forma transversal, levando em conta características de um bairro com perfil empreendedor, tanto em relação ao território onde os moradores encontram bens e serviços que desejam consumir, como local onde os empreendedores estão organizados.

A partir disso, será implantado um Centro de Referência do Empreendedor - CRE, visando disponibilizar um espaço dinâmico e estruturado para os empreendedores do bairro. A intenção é desburocratizar, estimular a organização de pequenos produtores e realizar capacitações técnicas e gerenciais, além de consultorias e acesso ao microcrédito, com foco no desenvolvimento de novas empresas e expansão das existentes.

O Projeto Meu Bairro Empreendedor foi implantado, inicialmente como piloto, no Bom Jardim e no Grande Mucuripe.

Quais estruturas serão oferecidas?

> RUA DO COMÉRCIO - Desenvolvimento de um corredor comercial que inclui pavimentação das calçadas e vias; acessibilidade universal, com inclusão de rampas nos cruzamentos; arborização; postes com luz de led; piso tátil para pessoas com deficiência visual; novos bancos; regularização e desobstrução dos passeios; lixeiras; ciclofaixas bidirecionais; alargamentos de passeios; jardineiras ou balizadores para proteção dos pedestres etc.

> CENTRO DE REFERÊNCIA DO EMPREENDEDOR - Espaço dinâmico e estruturado, onde serão disponibilizadas as seguintes estruturas:

. Sala de treinamentos;

. Sala do empreendedor;

. Sala de consultoria técnica;

. Ateliê de moda;

. Incubaworking;

. Espaço para feiras de pequenos negócios (será implantado no Bom Jardim).

Como participar do Projeto?

Para participar do Projeto basta dirigir-se ao Centro de Referência do Empreendedor no bairro Bom Jardim. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Quem pode participar?

Quais os serviços oferecidos?

> Capacitações, consultorias e assessorias técnicas e gerenciais;

> Assessoria para formação de associações e cooperativas de produção;

> Mentorias para pequenos negócios;

> Microcrédito orientado;

> Desenvolvimento de projetos para agricultores urbanos;

> Espaço compartilhado de produção de confecção;

> Espaço de incubação de empresas;

> Espaço para realização de feiras de pequenos negócios;

> Disponibilidade de transporte público ligando a Rua do Comércio às localidades de maior densidade;

> Disponibilidade de serviços de intermediação de mão de obra por meio do Sine Municipal;

> Acesso a compras governamentais (Bairro Compra).

Como faço para obter mais informações?

Telefone 0800 081 4141 ou pelo (85) 3105-3443.