Coordenadoria de Gestão Integrada e do Trabalho e da Qualificação Profissional

Célula de Emprego, Renda e Gestão do SINE

A Célula atua na gestão dos Sines Municipais, que estão localizados nas sedes das Secretarias Regionais I, III e V. Os equipamentos ofertam oportunidades de emprego e capacitação profissional para maiores de 16 anos, a partir de parcerias com empresas instaladas no Município. Os postos de atendimento são oferecidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com o Ministério do Trabalho.

Nos equipamentos são oferecidos, gratuitamente, serviços como; cadastro do trabalhador e intermediação de mão de obra, atendimento dos beneficiários do seguro-desemprego, inscrições para capacitação profissional. Beneficiando, principalmente, pessoas desempregadas ou que procuram se reestruturar no mercado de trabalho, além de jovens que buscam o primeiro emprego. Os trabalhadores interessados devem comparecer aos locais de atendimento munidos de: Carteira de Trabalho, RG, CPF, PIS, comprovante de endereço, de escolaridade, além de comprovante de cursos realizados.

Endereços

Sine Municipal I: Avenida Bezerra de Menezes, 459 - Farias Brito

Sine Municipal III: Avenida Jovita Feitosa, 1264 - Parquelândia

Sine Municipal V: Avenida Augusto dos Anjos, 2466 - Bonsucesso

Célula de Qualificação Profissional

A Célula atua na gestão dos Centros de Qualificação Profissional, que são equipamentos da Prefeitura de Fortaleza, voltados para a democratização do acesso a cursos de qualificação. É uma política pública transversal entre economia solidária, assistência social, tecnologia, dentre outras áreas. Em Fortaleza existem três Centros, localizados nos bairros Vila União, Granja Portugal e Quintino Cunha, além do Núcleo de Qualificação Profissional Ingrid Maya, no bairro Ellery.

Endereços

Centro de Qualificação Profissional Vila União: Av. Célso Tinoco, 1374 - Vila União.
  Centro de Qualificação Profissional Granja Portugal: Rua Humberto Lomeu, 1210 - Granja Portugal.
  Centro de Qualificação Profissional Quintino Cunha: Rua Pio Saraiva, 335 - Quintino Cunha.
  Núcleo de Qualificação Profissional Ingrid Mayara: Rua Raquel Holanda, S/N - Bairro Ellery.