WI-FOR


Inclusão Digital em Fortaleza 

O objetivo do Programa Wi-For é democratizar o acesso à internet, facilitando a utilização dos serviços on-line para o cidadão, visando colocar Fortaleza no mapa das cidades digitais no Brasil. O programa oferece pontos de acesso Wi-Fi gratuito em diversas regiões da cidade. A ideia é dar mobilidade, promover conhecimento, economia, resultados, entre outros benefícios diretos e indiretos à população do município.

Com o desenvolvimento da “Sociedade da Informação”, o acesso à internet torna-se um elemento fundamental na cidadania, uma vez que garante o alcance a diversos serviços públicos, informações, relações sociais e profissionais, além de outras atividades que se desenvolvem a partir do ciberespaço. A dificuldade de acesso à Internet pode representar uma nova forma de exclusão social.

Nesta etapa, um novo ponto de sinal livre de internet é instalado a cada semana, contemplando todas as regionais. Para o coordenador da PPPFor, Rodrigo Nogueira, a ideia é transformar Fortaleza em uma cidade cada vez mais conectada. “Escolhemos 62 espaços públicos em todas as regiões de Fortaleza. Queremos democratizar o uso da internet e garantir o acesso gratuito à população. Tudo isso sem custo para a Prefeitura de Fortaleza, por meio de uma parceria com o setor privado”, afirma o coordenador.