Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico - SDE


A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) tem por finalidade implementar ações estratégicas de desenvolvimento econômico autossustentável, gerenciando processos de indução e fomento ao desenvolvimento e implementação de novos negócios. O órgão deve promover iniciativas de fortalecimento do sistema produtivo formal e informal, apoiando a concessão de flexibilidade e infraestruturas para implantação de negócios locais visando dar efetividade às ações do Município.

A SDE atua em dois eixos principais: Empreendedorismo e Atração de Investimentos. O primeiro se fundamenta no estímulo a ações voltadas aos micro e pequenos empreendedores de Fortaleza, com formalização de negócios, promoção de feiras e eventos, parceria com bancos para oferta de crédito, apoio à economia criativa e solidária e desenvolvimento inclusivo, entre outras.

O segundo objetiva atrair negócios para a cidade de Fortaleza, por meio da formulação, articulação e execução de políticas públicas para o desenvolvimento da economia local, implementação de incentivos fiscais, implantação de parques tecnológicos e criação de uma agência de desenvolvimento econômico.

Secretario: Antônio José Mota

Formado em Ciências Econômicas pela UNICEUB, de Brasília. Foi o coordenador Estadual do Dnocs de 2019 a 2024, já tendo desempenhado outras funções no órgão. Já foi assessor Especial do Governo do Estado, de 1985 a 1987, tendo atuado ainda na Secretaria de Desenvolvimento Rural do Ceará e Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará. Foi secretário de Governo de Massapê de 2013 a 2016 e diretor da Alece TV de 2017 a 2018. Foi deputado federal em 2000.

Sec. Executivo: Pedro França

Pedro França

E natural de Fortaleza (CE) formado em direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e pós-graduado em Direito Público. Foi formado pelo Renova Br, participou da sua primeira eleição em 2020, ficando como primeiro suplente. Tem como principais bandeiras: juventude, inovação, desburocratização e empreendedorismo. Pedro, resolveu entrar no mundo político por acreditar que ela seja a ferramenta mais eficaz para transformar a realidade das pessoas e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.